Notícias

5º Seminário Itinerante da COMJOVEM - Edição São Luís/MA

Na última sexta-feira (22), o SEST SENAT de São Luís, no Maranhão, recebeu a quinta edição do Seminário Itinerante, uma iniciativa da NTC&Logística por meio da COMJOVEM, a Comissão de Jovens Empresários e Executivos da entidade.

Já são mais de 19 anos levando informações técnicas de alto nível para o transportador, com o objetivo de aproximar a entidade de seus associados e do setor como um todo. O evento reuniu transportadores de São Luís e região para discutir temas importantes para o desenvolvimento do segmento.

Ao iniciar a programação, foi realizada uma visita ao Porto do Itaqui, administrado por meio da COMJOVEM NACIONAL, COMJOVEM Nordeste. Durante a visita os associados e membros da FETRANSLOG-NE conheceram das instalações, os avanços conquistados e os investimentos realizados pelo Governo do Maranhão no Porto do Itaqui.

Investimentos:

A gestão da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) tem concentrado esforços para aumentar a produtividade por meio de investimentos em infraestrutura e tecnologia. Dentre as principais iniciativas nesse sentido estão a implantação de operações com três ternos, além da realização de manobras simultâneas, capacitação das equipes e digitalização de processos, que têm levado o porto a uma crescente otimização das janelas operacionais.

O crescimento em volume de carga movimentada está diretamente ligado à expansão do porto para atender à crescente demanda dos mercados interno e externo. Os números positivos são também fruto da capacidade da EMAP em combinar investimentos próprios na expansão da infraestrutura do porto com a atração de investimentos privados.

Nos últimos anos foram quase R$ 2 bilhões em obras, como a segunda fase do Terminal de Grãos do Maranhão (TEGRAM), novo terminal de fertilizantes e de combustíveis, e o leilão de quatro novas áreas também dedicadas aos líquidos, realizado em abril.

Veja alguns cliques durante a visita:


Em seguida para dar inicio a programação, o presidente da FETRANSLOG, José Arlan Silva Rodrigues, falou da importância do evento e sobre o trabalho desenvolvido pela Federação, que é a mais nova dotransporte de cargas do País.



“É muito bom ver o trabalho da COMJOVEM que iniciou lá atrás, e vem dando certo. Quero parabenizar a todos e agradecer pelo evento. Os assuntos que serão discutidos são muito importantes para o momento que estamos vivendo, principalmente a nova legislação sobre os motoristas”.

Representando o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelucio, que por motivos de agenda não pode estar presente, agradeceu em nome do mesmo e desejou um ótimo evento a todos.

Na oportunidade ele informou que em eleição recente, por unanimidade será conduzido mais uma gestão à frente da FETRANSLOG, até o ano de 2028. A federação é responsável por atender os estados do Ceará, Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em seguida foi a vez do presidente do sindicato local, SETCEMA, Antônio Marcos de Oliveira, que agradeceu, “Estamos muito felizes em recebê-los aqui em São Luís, quero agradecer e parabenizar pelo trabalho de vocês que é muito importante.”

O coordenador do núcleo da COMJOVEM Nordeste, Leonardo Barreira Maranhão ressaltou, “Esse evento foi preparado com muito carinho e esperamos que vocês aproveitem ao máximo e não deixem de fazer networking”.

Dando início às palestras a assessora jurídica da NTC&Logística, Gil Menezes atualizou o público sobre o Documento Eletrônico de Transporte – DT-e e os impactos no TRC. Na apresentação ela deu detalhes do documento e sua importância para o desenvolvimento do setor.

O advogado e contador, e coordenador do núcleo tributário da Nelson Willians Advogados, Bruno Paiva apresentou informações sobre “Sucesso Empresarial no Transporte rodoviário de Cargas”, ele deu informações importantes do cuidado que as empresas precisam ter para a realizar esse tipo de organização nas transportadoras.

Fechando as palestras, o assessor jurídico da NTC&Logística, Narciso Figueiroa Júnior, comentou sobre “Como evitar os passivos trabalhistas”, ele iniciou comentando pelos conceitos de conflitos de trabalho, individuais e coletivos, formas de solução dos conflitos, abordando as principais causas das ações trabalhistas, as matérias que mais geram ações trabalhistas e deu dicas de como evitar as ações trabalhistas, focando no diagnóstico, prevenção e a importância de um recursos humanos estratégico nas organizações.

Ele também explicou os cuidados com os  contratos de trabalho especiais que devem ser necessariamente escritos e abordou as principais cautelas que as empresas devem ter na gestão da terceirização de mão de obra, contratação de TAC agregados e a gestão do contrato dos motoristas empregados, sobretudo após o julgamento do STF na ADI 5322 que declarou inconstitucionais 4 temas da Lei do Motorista.



O Seminário Itinerante – Edição São Luís foi uma realização da NTC&Logística por meio do Núcleo COMJOVEM Nordeste, tendo como entidades anfitriãs a FETRANSLOG e o SETCEMA, com o patrocínio da Autotrac, BL Brokers, FENATRAN, Mercedes-Benz e Volkswagen Caminhões e Ônibus, apoio logístico da Braspress e apoio institucional da CNT/SEST SENAT/ITL e da FUMTRAN.

Fonte: Assessoria de Comunicação e Imprensa da FETRANSLOG-NE com informações da NTC&Logística




Imagens