Notícias

Fenatran abre credenciamento de participantes para edição de 2022

A Fenatran liberou nesta sexta-feira (26), o credenciamento para os interessados em visitar sua 23ª edição. O evento é considerado como o maior do setor de transportes da América Latina. E ocorrerá de 7 a 11 de novembro, no São Paulo Expo, na zona sul da capital paulista. O credenciamento para a feira, que volta a ser presencial após três anos, pode ser feito aqui. Segundo a organização, não há cobrança de ingresso.


De acordo com a gerente da Fenatran, Ana Paula Pinto, a edição deste ano vai ser 20% maior que a de 2019. Assim, terá a participação de mais de 500 marcas, que vão ocupar uma área de cerca de 100 mil m². Além disso, são esperados 65 mil visitantes ao longo dos cinco dias do evento.


Entre as novidades, a 23ª Fenatran contará com a volta da Ford e a estreia da JAC Motors. A norte-americana já produziu caminhões no Brasil e vai levar a nova linha Transit. Por sua vez, a chinesa vai apresentar sua família de vans e caminhões elétricos, caso do E-JT 12,5, que acaba de ser lançado no Brasil. Bem como um novo modelo, com peso bruto total (PBT) acima de 12,5 toneladas.



Representantes das montadoras falam sobre as expectativas para a Fenatran


Fenatran terá test drive de caminhões


Além disso, as marcas DAF, Iveco, Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen Caminhões e Ônibus e Volvo confirmaram novidades. Um dos destaques serão os motores atualizados. Isso porque, a partir de 1º de janeiro de 2023, entra em vigor no País o Proconve P8. A nova fase do programa brasileiro de controle de emissões é equivalente ao Euro 6, vigente na Europa.


Além disso, os visitantes poderão avaliar várias dessas novidades. De acordo com os organizadores da Eenatran, as marcas vão oferecer test drives em uma área exclusiva, no lado externo dos pavilhões. Assim, devem ser realizados cerca de 2.500 testes durante o evento.


Conforme representantes das montadoras, a 23ª Fenatran vai abordar temas ligados à redução das emissões. Portanto, são esperados lançamentos como modelos eletrificados e a gás. Uma das novidades deverá ser o Iveco Hi-Way movido a biometano e gás natural. O modelo já está em testes no Brasil e vai ser produzido na fábrica da marca em Sete Lagoas (MG).


Aposta na retomada das vendas


Conforme as fabricantes, a Fenatran é uma boa oportunidade para fechar negócios. Aliás, as marcas apostam que 2023 seja melhor que 2022 em vendas. Afinal, muitas empresas devem antecipar a renovação de suas frotas para fugir dos aumentos de preços. Segundo as montadoras, com as novas tecnologias para atender as regras do Proconve P8, os caminhões vão ficar até 30% mais caros.


Por ora, o mercado registra queda de 1,24% nas vendas. Ou seja, na comparação de janeiro a julho deste ano com o mesmo período de 2021. O principal motivo da retração é a queda na oferta de caminhões novos. Isso porque as fabricantes ainda enfrentam a falta de peça e insumos. Sobretudo de chips e pneus, por exemplo. Porém, a expectativa é de recuperação do volume de vendas nos próximos meses.


Anfir amplia participação na Fenatran


Não são apenas as montadoras que apostam na Fenatran. De acordo com o presidente da Anfir, José Spricigo, as fabricantes de implementos ocuparão mais 15 mil m² na feira. Segundo ele, serão mais de 50 expositores. Além disso, a associação trará ao Brasil mais de 30 clientes de países da América Latina.


A ação, batizada de Rodada de Negócios, visa divulgar as novas tecnologias e as tendências do setor. No mesmo sentido, a Anfir vai participar do IAA, considerado como o maior salão de transporte da Europa. O evento será em Hannover, na Alemanha, entre os dias 20 e 25 de setembro.


Segundo a Anfir, pela primeira vez na história, fabricantes brasileiras vão expor no evento alemão. No total, serão 17 empresas, como Randon, Librelato e Ibiporã.


Fonte: Estadão