Notícias

GOVERNO REVISA NORMAS DE PESAGEM DE CAMINHÕES, DIZ MINISTRO DA INFRAESTRUTURA

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, disse nesta quinta-feira que o governo trabalha na revisão de normas de pesagem de caminhões para reduzir os custos dessas operações.


“Estamos revisando a norma de pesagem para onerar menos o caminhoneiro, ter menos multa em função disso. Estamos acabando com o peso por eixo em veículos de até 50 toneladas, aumentando a tolerância nos veículos que vão carregar mais”, disse.


“Em breve, essa norma vai estar publicada e a gente está trabalhando muito na simplificação do transporte”, reforçou ele, em transmissão ao lado do presidente Jair Bolsonaro.


O ministro destacou também a decisão citada por Bolsonaro de ter reduzido taxas de importação de pneus para caminhões. Segundo ele, essa redução vai aumentar a competitividade dos pneus e poderá levar a uma redução de preços dos produtos.


A mudança na pesagem é defendida por representantes dos caminhoneiros. Mas concessionárias de rodovias alegam que, por serem veículos mais pesados, caminhões geram um desgaste maior do asfalto e necessidade mais frequente de manutenção.


Por isso, em tese, poderiam pedir readequação dos contratos.



Fonte: Money Times